terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

(des)akordo



Já se sabe que isto do Acordo Ortográfico ia dar confusão. Costuma dizer-se que a falar é que a gente se entende e, verdade verdadinha, nunca esta máxima pareceu tão acertada. Sim, porque a escrever é que não nos entendemos com certeza.

Parece que quanto à adopção (perdão, adoção… ai, não, afinal pode escrever-se de ambas as formas! hum?!) do tal acordo nada se pode fazer para o evitar. Resta esperar pelas reacções (ah, desculpem lá… agora é que é: reações) das pessoas que falam e escrevem português ou que, pelo menos, tentam fazê-lo. Assim por alto, diria por aí uns duzentos e tal milhões de pessoas. Coisa pouca.

No entanto, não temos de dar a volta ao mundo para ver em que pé as coisas estão. Aqui mesmo, em Lisboa, há dados bem reveladores acerca da adesão da populaça ao tratado-internacional-cujo-objectivo-é-fazer-de-conta-que-uniformiza-as-grafias-dos-países-de-língua-portuguesa. Pois, exatamente no coração da nossa capital encontrámos a pérola da imagem aí de cima, que não quisemos deixar de registar.

A lojinha, com ar de mercearia, poderia ser de um qualquer sr. António, que depois de uns anos a juntar trocos no Brasil, onde era chamado de Antônio, volta à terra para montar o negócio. Bem, o ramo de actividade do esbelecimento não vem ao caso. Interessa mesmo é que nos foquemos nas alterações ortográficas.

Ao que parece, toque passou a toke e campainha, que há muito deixou de ser campaínha, torna-se agora kampainha. Como a falta de educação é uma coisa muito feita, é melhor acrescentar um obrigada. Muito obrigado, digo eu, por esta pérola.

Enfim, para pôr um ponto final no assunto, que a prosa vai longa, faço aqui um mea culpa. Quando vejo kk nas mensagens de texto, acredito tratar-se de uma forma para substituir dois caracteres por um. Mas não, agora fiquei na dúvida… Tratar-se-á de uma nova regra ortográfica? Afinal os adolescentes, em vez de preguiçosos, são é mais informados que eu? Desconfio que sim, e começo a ficar farto. Portanto, e em bom português, vão-se lixar.

2 comentários:

MC disse...

Não podia estar mais de acordo com este teu (des)akordo!
De génio.

Médi disse...

Esta óptimo. Só acho mal é eu nao estar referida neste lindo texto, ja que fui eu quem descobriu esta preciosidade! Mas enfim, eu deixo passar (ou será paxar?!)