“No reinado de D. João 1º sem data hum livro em que se achão copiadas as Cartas de licença seguintes : Gaveta 18 Maço 7. N.º 28. N.B. Este livro não existe: é este o fructo de todas as reformas do R. Archivo da Torre do Tombo, que quando se não discaminha ou furta, destroisse; e nada se faz com methodo por cauza da ignorancia, ou maquiavelismo dos Guardas-Móres, e daquelles q nelles influem: isto hé o q se tem sabido e prezenciado como testemunha ocular” - Nota manuscrita do Visconde de Santarém em guarda de cópia do livro desaparecido... O que valeu ontem vale hoje.
Miradouro seria um bom nome para este blog, não fossem os estrangeirismos estar na moda. Por isso, do mesmo modo que um salão de cabeleireiro se transforma em atelier de coiffeur, também o nosso miradouro foi elevado à condição de belvedere.
E como um belvedere cai sempre bem em qualquer jardim, já desde a Itália renascentista, aqui erigimos o nosso, onde placidamente instalados contemplamos esse imenso jardim que é o mundo.
2 comentários:
“No reinado de D. João 1º sem data hum livro em que se achão copiadas as Cartas de licença seguintes : Gaveta 18 Maço 7. N.º 28.
N.B. Este livro não existe: é este o fructo de todas as reformas do R. Archivo da Torre do Tombo, que quando se não discaminha ou furta, destroisse; e nada se faz com methodo por cauza da ignorancia, ou maquiavelismo dos Guardas-Móres, e daquelles q nelles influem: isto hé o q se tem sabido e prezenciado como testemunha ocular” - Nota manuscrita do Visconde de Santarém em guarda de cópia do livro desaparecido... O que valeu ontem vale hoje.
Subscrevo.
Inês de Sousa Holstein
Enviar um comentário